Energia e automação

A eletricidade é um agente de risco causador de muitos acidentes, não só com danos pessoais a trabalhadores, usuários e outras pessoas, mas também com prejuízos materiais.

“Estudos comprovam que a morte por descarga elétrica é a terceira causa de acidentes fatais no local de trabalho entre jovens trabalhadores, situando-se em 12% do total” explica o Engenheiro Eletricista da ProfiengAdriano Masson.

Devido a esses fatos, é necessário que trabalhos em eletricidade sejam executados com a utilização de procedimentos específicos de segurança, aliados a um intenso programa de treinamento em conformidade com uma assumida política de segurança do trabalho nas empresas.

A Norma Regulamentadora NR-10 discorre sobre atividades na área elétrica, estabelecendo critérios de segurança para todos aqueles que trabalham em suas diversas fases, como geração, transmissão, distribuição, e consumo de energia elétrica na condição de empregados diretos, contratados, ou até mesmo usuários.

Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do “risco” elétrico e de outros “riscos adicionais”, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e saúde no trabalho.

As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, saúde e do meio ambiente do trabalho.

As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o “Prontuário de Instalações Elétricas”, contendo os principais quesitos:

  • Procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a NR-10 e descrição das medidas de controle existentes;
  • Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
  • Especificação dos “Equipamentos de Proteção Coletiva, Individual e Ferramental”, aplicáveis, conforme determina a norma;
  • Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
  • Resultados dos testes de “Isolação Elétrica” realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Certificações dos equipamentos e materiais elétricos aplicados em “áreas classificadas” e relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações.

A Profieng preocupa-se com a segurança e saúde de seus colaboradores assim como trabalha no âmbito de assegurar seus clientes a estarem atualizados com as questões normativas a que se refere a NR-10

Email

profieng@profieng.com.br

Telefone/WhatsApp

(16) 99616-5382 / (16) 99617-1675 / (16) 3443-8516

Endereço

Rua Padre Manoel Bernardes 1607 - Jardim Bela Vista - Ribeirão Preto - SP - Brasil

© Desenvolvido por @rodrigoclarodesigner. Todos os direitos reservados.